noticias Seja bem vindo ao nosso site Rádio Brasil Cannabis!

Cultivo

Fotoperíodo da maconha: estágios Vegetativo e de Floração

Compreender o fotoperíodo da maconha irá ajudar na hora de acelerar ou apenas controlar o crescimento de um cultivo

Publicada em 05/01/20 às 08:36h - 12693 visualizações

Instituto Brasil Cannabis


Compartilhe
Compartilhar a noticia Fotoperíodo da maconha: estágios Vegetativo e de Floração  Compartilhar a noticia Fotoperíodo da maconha: estágios Vegetativo e de Floração  Compartilhar a noticia Fotoperíodo da maconha: estágios Vegetativo e de Floração

Link da Notícia:

Fotoperíodo da maconha: estágios Vegetativo e de Floração
 (Foto: Instituto Brasil Cannabis)

Cultivar maconha muitas vezes exige apenas memória de alguns conteúdos que aprendemos lá na escola, no ensino fundamental ainda. Mas como memória muitas vezes não é o forte de quem faz uso da planta, nós estamos aqui para lembrar o que é o fotoperíodo da maconha, e que também existe nas outras espécies. Entendendo isso fica mais fácil compreender os estágios vegetativo e de floração da cannabis, conhecimento essencial para um bom cultivo.

Compreender o fotoperíodo da maconha irá ajudar na hora de acelerar ou apenas controlar o crescimento de um cultivo, e isso vale para quem tem um cultivo indoor tanto quanto para quem tem um cultivo outdoor, e você já vai entender o por que.

O que é o fotoperíodo da maconha afinal?

 

O fotoperíodo das plantas, e isso incluem as de maconha, é o tempo em que elas ficam expostas à luz nas 24 horas que formam um dia. Cada strain, ou seja, cada genética diferente de maconha tem necessidades distintas de fotoperíodo, porém o mais comum é que elas necessitem de até 18 horas de luz no período vegetativo, e 12 horas na floração.

No caso do cultivo outdoor, o fotoperíodo é determinado pelo momento e quantidade de tempo em que as plantas de maconha receberam a luminosidade do sol, ou apenas a luz do dia. Se você cultiva ao ar livre é possível que o fotoperíodo seja de cerca de 12 horas, contando das 6h30 da manhã até 18h30 da tarde, embora no verão não só o período aumente por conta do horário que muda, mas também a luminosidade do sol.

 Já no cultivo indoor, o fotoperíodo da maconha é o tempo que as plantas ficam com as lâmpadas ligadas dentro do grow, ou seja, recebendo uma luminosidade semelhante a do sol, muitas vezes até mais forte. Internamente fica mais fácil controlar esse fotoperíodo, pois as plantas recebem uma quantia igual de iluminação todo o tempo que a luz estiver acesa dentro do grow.

 

Período Vegetativo

 

O fotoperíodo vegetativo da maconha é a infância e adolescência da planta. É quando ela mais necessita se alimentar para crescer, e isso inclui luz, muita luz. Foi aumentando a exposição das plantas à luminosidade que os cultivadores descobriram a importância de até 18 horas de luz durante esse estágio das plantas para que elas cresçam e desenvolvam seus ramos, galhos o máximo possível antes de começarem a florar.

Para quem cultiva outdoor é impossível manter as plantas durante 18 horas na luz, o que acaba fazendo com que muitos cultivos ao ar livre demorem mais e se desenvolvem menos muitas vezes do que cultivo indoor controlado.

 

18 horas de luz / 6 horas de escuridão = 24 horas do dia

Período de floração

Quando as plantas já cresceram e se desenvolveram, elas começam a querer entrar na fase adulta, que é o fotoperíodo da maconha conhecido como floração. Esse estágio é o mais aguardado já que é neste momento que as flores nas plantas fêmeas começam a aparecer, engordam e ficam resinadas e repletas de THC na maioria dos casos.

Na floração o tempo de exposição à luz reduz para 12 horas por dia. Em um cultivo indoor isso representa a mudança no horário de ligar/desligar as lâmpadas internas do grow, mas ao ar livre é provável que não se tenha necessidade de mover a planta de lugar já que provavelmente ela vai estar recebendo cerca de 12 horas também.

 

12 horas de luz / 12 horas de escuridão = 24 horas do dia

Plantas autoflorescentes

Existem ainda plantas de maconha que são autoflorescentes, e que portanto não dependem de fotoperíodo algum para começar a florar. Isso quer que elas podem receber poucas horas de iluminação muitas vezes que mesmo assim vão crescer, mesmo que pouco, mas vão. Mesmo assim é recomendado fornecer a elas 18 horas de luz diárias no vegetativo.

A principal diferença é que na hora de entrar na fase adulta, ou seja, na floração, ela fará isso por conta própria e não vanecessitar de 12 horas de luz/escuridão como as demais, pois independente disso ela vai fazer seu processo de flora. Muitas vezes em pouco mais de um mês de estágio vegetativo elas já começam a querer mostrar seus primeiros 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 84998797676

Visitas: 1159518
Usuários Online: 17
Copyright (c) 2024 - Rádio Brasil Cannabis - O IBCA está enquadrada no âmbito das políticas e práticas de Redução de Danos e dentro do direito fundamental e preceito constitucional da liberdade de expressão
Converse conosco pelo Whatsapp!