Maconha mofada é uma situação que deve ser evitada a todo custo. E uma vez que tirar o mofo da maconha é tarefa complicada (e por vezes impossível, levando à perda total da planta), o melhor é tomar todas as precauções para que isso não aconteça.
O mofo é um tipo de fungo que se desenvolve rapidamente em climas quentes e úmidos, ou seja, o mesmo tipo de ambiente que é perfeito para o cultivo de cannabis. Ele prolifera nas plantas de cannabis que não são cultivadas, tratadas ou armazenadas de forma adequada.
O assunto é sério, pois consumir maconha com mofo pode deixá-lo doente, principalmente se você é um paciente em tratamento e apresenta deficiências em seu sistema imunológico.
Confira aqui como identificar o mofo e o que pode fazer para proteger suas plantas.
A presença de mofo na maconha é muito mais comum do que você imagina. Em 2017, pesquisadores do David Medical Center, da Universidade da Califórnia, se uniram aos Laboratórios Steep Hill para testar 20 amostras de cannabis de dispensários de todo o Estado.
A equipe do Dr. Donald Land encontrou evidência de bactérias e fungos patogênicos, incluindo Aspergillus, Mucor e Botryotinia.
“Surpreendemo-nos ao encontrar em 90% dessas amostras o DNA de patógenos”, disse o Dr. Donald Land, PhD em uma entrevista.
O mofo na maconha prospera especialmente em condições climáticas quentes e úmidas. Ele costuma surgir em locais úmidos, escuros e não ventilados, condições que permitem a proliferação de esporos.
A melhor maneira de identificar o mofo é familiarizar-se com os tipos mais comuns de bolor que afetam as plantas de cannabis. Esses incluem:
Esse tipo de mofo na maconha se parece com um pó branco que cobre as folhas. Pode parecer um indício de tricomas para olhos destreinados. Para identificá-lo, você precisará de uma lupa ou microscópio.
Outro tipo comum de mofo na maconha aparece como uma descoloração da planta, geralmente na cola (o conjunto de botões que crescem firmemente juntos). Esse tipo de bolor geralmente é de cor cinza ou marrom. Se você notar uma cola caída em uma planta saudável, é uma boa indicação de que há presença dessa espécie de mofo.
Você também pode encontrar na maconha mofada uma estrutura semelhante a uma teia de aranha, geralmente de cor marrom, branca ou cinza.
Alguns bolores também podem ter uma textura viscosa, dando à planta uma aparência apodrecida. Eles também podem criar manchas escuras nas folhas, geralmente marrons ou verdes.
Outros sinais incluem folhas amareladas ou caídas, ou ainda raízes descoloridas. Você também pode identificar a maconha mofada cheirando-a, pois o mofo produz um odor acre, semelhante à amônia. O bolor também pode ser identificado com a ajuda de uma luz negra UV-A.
O mais indicado é se desfazer maconha mofada imediatamente. Essa também é uma forma de evitar que se propaguem para outras que estejam próximas.
Você também pode optar por cortar a parte contaminada e aguardar a reação da planta. No entanto, o mais indicado é realmente desfazer-se de toda a muda.
Entrar em contato com o mofo pode ter uma ampla gama de efeitos sobre a sua saúde. Esses incluem:
Tirar a mofo da maconha é uma tarefa bem complicada. Assim, a melhor maneira de lidar com ele é evitar que apareça. Isso pode ser feito desde que você garanta ter: