A unidade de Cuidados Continuados Integrados (CCI) Leste - Ermelino Matarazzo receberá o nome do Padre Antonio Luiz Marchioni - Padre Ticão. O equipamento da Prefeitura de São Paulo será aberto para desafogar os leitos de hospitais e oferecer cuidados continuados, intensivos e integrados a pacientes cirúrgicos da rede municipal. É o primeiro a prestar esses atendimentos específicos na capital.
A denominação da unidade foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (10) e consta do Decreto nº 60.449. A homenagem ao padre Ticão, pároco da Paróquia de São Francisco de Assis, em Ermelino Matarazzo, desde 1982, se deve ao trabalho social realizado na Zona Leste de São Paulo. Faleceu no primeiro dia de 2021, aos 68 anos.
Nascido em Urupês (interior de SP), Ticão chegou à capital nos anos 1970, após apoiar greves de boias-frias e de professores na região de Araraquara (SP). Na década de 1980, apoiou movimentos por moradia que cobravam do então governador Franco Montoro a construção de conjuntos habitacionais.
Padre Ticão sempre teve preocupação com os mais carentes, mais pobres, atuando para levar moradia, saúde e educação para a população. Teve grande participação nas articulações para a construção do Hospital de Ermelino Matarazzo e unidades básicas de saúde, inclusive na construção da USP Leste.
CCI Leste
No prédio onde funcionou o Hospital Maternidade Menino Jesus, na rua Catarina Alvares, em Ermelino Matarazzo, serão atendidos pacientes submetidos a cirurgias, mas que necessitam de tratamento prolongado ou UTI de longo e médio prazos, com cuidados de readaptação. Serão 45 leitos e serviços de fisioterapia, psicoterapia e terapia ocupacional.
O complexo possui aproximadamente 1.300 metros quadrados divididos em dois pavimentos que terão 12 dormitórios, ampla área externa, consultórios, farmácia, duas salas de TV, cozinha, refeitório, sanitários, salas de observação, de reunião e espaço multiuso.
O CCI Leste Ermelino Matarazzo será o primeiro a ser implantado no município, e a perspectiva é de novas seis unidades que beneficiarão em sequência as regiões sudeste, sul, centro, oeste e norte, onde já existe local definido no Tucuruvi.
Padre Ticão uniu profissionais de diversas áreas na luta pela cannabis medicinal e nos deixou além do legado de continuar na luta pela liberdade da cananbis, um cenário forte e promissor na cidade de São Paulo e que certamente refletiu positivamente no país inteiro para o uso medicinal da planta.
Fonte: http://www.capital.sp.gov.br/noticia/sao-paulo-homenageia-padre-ticao-e-da-seu-nome-a-unidade-de-cuidados-continuados-integrados-cci-na-zona-leste
https://sechat.com.br/o-trabalho-revolucionario-do-padre-ticao-por-justica-social-tem-que-continuar/
https://hardcore.com.br/morre-padre-ticao-lider-da-luta-pela-legalizacao-da-cannabis-medicinal/ Data: 13/08/2021.