A Keep Labs é uma startup que teve início no Canadá, após dois pais de família passarem por uma situação trágica e cômica ao mesmo tempo – um de seus amigos consumiu, sem saber, um doce à base de maconha, que um deles havia guardado em um pote.
Após isso, surgiu a ideia de criar um produto feito especialmente para o armazenamento de Cannabis, algo controlado por aplicativo que é capaz de informar diversos dados sobre a erva como, por exemplo, sua longevidade e qualidade.
Apesar de polêmico, o kit foi agraciado com o Innovation Award na CES 2020 (Consumer Electronics Show) porém, curiosamente a organização do evento proibiu a firma que o desenvolveu de mencionar o nome "Cannabis" durante a apresentação, banindo-o também dos materiais promocionais.
Por causa da proibição, a Keep Labs acabou nem expondo seu produto (que parece um misto de alto-falante inteligente com relógio de cabeceira) no evento, apesar de terem ganhado destaque na página da CES – onde, diga-se de passagem, o nome cannabis pode ser visto em abundância na descrição do produto.
O "Keep", como é chamado, nada mais é do que um container discreto para guardar a planta a fim de conservá-la fresca e longe de olhos curiosos. Ele é bloqueado por mecanismos biométricos e traz recursos interessantes como, por exemplo, uma balança embutida e um selo hermético, tudo em prol de controlar a qualidade da cannabis.
A empresa deu início a uma campanha de financiamento coletivo previamente, onde conseguiu 77% do capital necessário em dois meses – agora, eles estão trabalhando na fabricação em massa do produto, buscando também canais de distribuição e investidores dispostos a arriscar capital com esse tipo de produto.