noticias Seja bem vindo ao nosso site Rádio Brasil Cannabis!

Curiosidades

CONCENTRADOS DE MACONHA: CONHEÇA OS DIFERENTES TIPOS DE EXTRAÇÕES

Você já viu aqueles concentrados de maconha que parecem mel, não só pela cor, mas pelo sabor forte que chega a dar água na boca? Também existem concentrados que são usados como terapias! Mergulhe nesse texto e descubra tudo sobre esses tipos de extra

Publicada em 07/06/21 às 20:52h - 363 visualizações

Mapa da maconha


Compartilhe
Compartilhar a noticia CONCENTRADOS DE MACONHA: CONHEÇA OS DIFERENTES TIPOS DE EXTRAÇÕES  Compartilhar a noticia CONCENTRADOS DE MACONHA: CONHEÇA OS DIFERENTES TIPOS DE EXTRAÇÕES  Compartilhar a noticia CONCENTRADOS DE MACONHA: CONHEÇA OS DIFERENTES TIPOS DE EXTRAÇÕES

Link da Notícia:

CONCENTRADOS DE MACONHA: CONHEÇA OS DIFERENTES TIPOS DE EXTRAÇÕES
Concentração de Oleo de CO2.  (Foto: )

Nos últimos anos a extração de cannabis vem ganhando cada vez mais tecnologia. Não existem só as formas tradicionais, com solvente e sem solvente, de fazer Haxixe. Hoje quando falamos de extrações, não podemos deixar de lado os diferentes concentrados de maconha, que atraem os maconheiros mais apaixonados por sabores e também mostram-se ser de extrema importância para a área medicinal e na criação de fármacos canábicos. Antes de entender o que são estes concentrados, fique por dentro dos diversos usos medicinais e recreacionais da maconha.

Quando falamos concentrados podemos nos referir a uma gama de tipos diferentes: Haxixe IceDry Sift, BHO, Rosin, Shatter, Wax, Kief, óleo CO2, tinturas e muitos outros.

Cada um desses possui um método de extração e consumo, bem como diferentes efeitos recreativos e medicinais próprios à cada variedade

Acompanhe o artigo para saber tudo sobre os diferentes concentrados de Cannabis, como são extraídos, consumidos e com qual finalidade são usados.

A gente já falou aqui sobre os diferentes tipos de Haxixe, mas vale a pena relembrar porque ao falar de concentrados de maconha, a primeira coisa que vêm à cabeça da maioria das pessoas é o haxixe.

Apesar do haxixe ser um tipo de concentrado ele difere, e muito, dos diversos extratos de Cannabis que temos no mercado atual.

A principal diferença entre cada tipo de haxixe é em relação à forma de extração. Isso é, em algumas extrações há o uso de solventes, enquanto em outras a extração é feita usando apenas uma combinação de pressão e calor para serem produzidos.

Kief

O haxixe tradicional é feito a partir de um processo meramente físico, onde as flores são chacoalhadas ou trituradas em cima de uma rede para que os tricomas de THC se separem da planta e caiam na tela.

A partir daí, os tricomas soltos passam pela tela e caem em um recipiente, formando uma substância chamada Kief

O Kief também pode ser coletado por qualquer um com um dichavador que possua uma tela no seu compartimento inferior. Vale lembrar que todas essas técnicas são recomendadas para fazer com as flores da Cannabis. Usar a maconha prensada pode render um produto de péssima qualidade ou mesmo não render nada pela sua baixa concentração de THC.

Haxixe Dry Sift

Uma das formas mais antigas de consumo da Cannabis, o Haxixe Dry Sift nada mais é que um prensado da resina da planta, ou seja, um prensado do Kief que acabamos de conhecer. Essa forma de extrair Haxixe é muito comum no Marrocos, mas também é muito simples de fazer em casa!

Bubble Hash / Ice-o-lator

Bubble Hash ou Ice-o-lator é um tipo de haxixe que borbulha quando aquecido.

O processo de produção do Bubble Hash é muito parecido com o do Haxixe Dry Sift , porém com o uso de água e gelo para facilitar a separação dos tricomas da planta. 

As flores ou folhas sujas de resina são adicionadas às peneiras chamadas Bubble Bags, junto com água e gelo. Cada Bag possui uma rede com diferente espessura, para que todos os tricomas sejam extraídos da mistura. Depois disso se mistura o conteúdo por algum tempo, retira-se a água e as plantas e no final das sacolas sobra apenas o haxixe, que deve secar durante um dia antes de ser consumido.

Como o THC não se dissolve em água, os tricomas podem ser facilmente extraídos pelas peneiras, aumentando muito a qualidade do produto final quando comparado aos métodos tradicionais de produção. 

Já detalhamos o passo a passo de como fazer o Bubble Hash em outro post! Recomendo a leitura antes de se aventurar como hash maker.

Concentrados

Os concentrados de Cannabis quase sempre possuem uma concentração de canabinóides muito maior do que os haxixes tradicionais, podendo chegar a valores acima de 70% de THC em um extrato.

Enquanto na produção dos haxixes que mostramos até aqui o método de extração dos tricomas é predominantemente físico, vamos falar de alguns concentrados que usam algum tipo de solvente para ajudar no processo de extração. Os solventes mais usados são: CO2, butano e álcool de cereais. 

Vamos mostrar agora um pouco mais sobre os métodos de extração mais utilizados na atualidade, falar um pouco sobre as vantagens e desvantagens de cada um e também mostrar uma forma fácil e segura de você fazer um extrato na sua própria casa.

Butane Hash Oil (BHO)

O BHO ou traduzindo ao pé da letra óleo de haxixe de butano, é um concentrado extremamente potente consumido via vaporizadores, bongs ou dabs. Vamos explicar ao final do post como consumir cada variedade, mas lembrando que há várias formas de consumir maconha, não apenas fumando.

Os canabinóides são extraídos da planta através do butano, que produz uma cera que pode ser mais pegajosa ou rígida, dependendo do tipo de acabamento e extração usado por cada um.Por ser um hidrocarboneto altamente inflamável é muito perigoso trabalhar com o butano fora de laboratórios de extração, ou seja, não recomenda-se tentar essa técnica em casa

Redução de Danos não é só sobre reduzir os riscos da cannabis quando as consumimos, mas também envolve todo processo de produção, fabricação e uso das substâncias em questão. No caso do BHO, a produção envolve muitos riscos e por isso não se arriscar em produzi-la também é uma estratégia de redução de danos.  

Além da forma de extração do BHO não ser segura e especialistas recomendarem que além de ser uma extração indicada para realização em ambiente profissional, o óleo extraído deve ser testado em laboratório para garantir que níveis excessivos de butano não estejam presentes.

Se consumido, o butano pode trazer muitas consequências prejudiciais à nossa saúde, por isso também é recomendado consumir Haxixe extraídos sem solvente.

Como é um dos métodos mais populares de extração, o BHO ganhou vários nomes como: Shatter, wax, budder, crumble, entre diversos outros

Todos estes utilizam o método de extração via butano, porém possuem aparência e texturas distintas devido as diferenças no acabamento de cada um.

Shatter

Shatter vem do inglês “estilhaçar” e ganhou esse nome por causa de sua textura e consistência muito similar ao vidro.

É uma forma altamente refinada do óleo de butano, normalmente feita em pressão e vácuo e submetida à diversos passos para eliminar quaisquer traços da planta e solventes no produto final.

Essa forma de extração é uma das mais potentes conhecidas atualmente, podendo criar concentrações de até 90% de THC.

Wax (Budder, Crumble)

Wax, que em inglês significa cera, é um método de extração que usa o butano assim como o BHO e o Shatter. Tanto o Budder como o Crumble são variações do Wax.

A diferença desses concentrados está na purgação (Processo onde retira-se os solventes residuais da mistura) e secagem. O Wax é feito agitando o óleo em seu processo de purgação, adicionando ar ao extrato e criando sulcos dentro do mesmo. Ao contrário dos óleos transparentes, as moléculas de Wax de cannabis cristalizam como resultado da agitação e isso faz com que ele ganhe uma textura opaca.

O Wax pode assumir consistências diferentes baseadas no calor, na umidade e na textura do óleo antes de ser purgada, por isso muitas vezes se separam em Budder (Consistência de manteiga) ou Crumble (Migalhas).  Ou seja, tanto o Budder como o Crumble são variações do Haxixe Wax. 


CO2 Oil (Óleo de CO2)

O óleo de CO2 é um método comercial de extração de canabinóides feito por máquinas que combinam altas temperaturas e pressão para criar mudanças na fase do CO2.

Este método, chamado de extração com fluido supercrítico, é uma das formas mais eficazes e limpas de reduzir a cannabis aos seus compostos essenciais.

Uma máquina para extração com fluido supercrítico pode chegar a custar centenas de milhares de reais, então não é algo que iremos conseguir fazer em casa.

Essas máquinas conseguem separar perfeitamente os componentes da planta um do outro, como terpenos e canabinóides.

A consistência do óleo de CO2 tende a ser menos viscosa que de outros óleos, sendo recomendado seu consumo via canetas vaporizadoras ou dabs.

De acordo com uma pesquisa da Universidade de Leiden, na Holanda, o THC é o canabinóide menos solúvel em CO2 supercrítico. CBD, CBG, CBN e outros canabinóides tiveram maior solubilidade, o que significa que para aqueles que estão à procura de óleos com quantidades muito elevadas de THC, outros métodos podem ser mais indicados.

O benefício principal do uso de CO2 é uma extração mais limpa. O butano recebe muitas críticas já que seus concentrados podem conter resquícios do solvente cancerígeno. Os solventes de CO2 também deixam para trás mais terpenos, criando um produto mais saboroso.

Rosin

O Rosin é o concentrado preferido dos críticos dos solventes. Isso porque é uma forma revolucionária de extrair o concentrado. Por muitos anos, o Kief, Dry Sift e Bubble Hash eram as únicas maneiras conhecidas de se extrair canabinóides da maconha sem usar solventes.

Há alguns anos o Rosin ganhou popularidade quando as pessoas perceberam que é um método rápido, barato, seguro e fácil de se fazer concentrados caseiros sem precisar de equipamentos caros (Como o CO2) ou lidar com ingredientes perigosos (Como o BHO).




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 84998797676

Visitas: 1161111
Usuários Online: 21
Copyright (c) 2025 - Rádio Brasil Cannabis - O IBCA está enquadrada no âmbito das políticas e práticas de Redução de Danos e dentro do direito fundamental e preceito constitucional da liberdade de expressão
Converse conosco pelo Whatsapp!