Por gerações e por todos os cantos da Terra, inúmeros elixires surgiram na forma de um xarope que é facilmente digerido, fornece alívio a desconfortos ou garante um efeito moral interessante – ou, por vezes, as duas coisas juntas. O mesmo princípio se aplica ao xarope de THC, uma forma única e potente de ingerir cannabis da qual você pode ter ouvido falar recentemente.
Mas o que é xarope de THC? Primeiro, vamos ver o que não é.
O xarope de THC não é o Ffamoso “lean”
Lean, Barre, Purple Drank, Sizzurp, Texas Tea. Chame como quiser, mas a codeína e o xarope de prometazina para tosse têm sido populares nos Estados Unidos. É provavelmente a droga mais mencionada no hip hop.
Com suas raízes nos clubes de blues de Houston na década de 1960, beber Lean (muitas vezes misturado em um copo de isopor com Sprite e Jolly Ranchers) cria um efeito eufórico que pode desacelerar o mundo inteiro e deixar você sentadão isolado em um canto, com sua fala arrastada e todo o seu corpo inclinado (por isso o nome Lean: leaned em inglês quer dizer “inclinado”). Ele apareceu na letra de incontáveis artistas de hip hop e foi relacionado à morte prematura de alguns desses músicos.
O xarope de THC não apresenta esse alto mesmo nível de intoxicação. Não contém opioides, mas alguns cuidados devem ser tomados (como qualquer comestível de cannabis, é preferível começar devagar, com uma pequena dose na primeira vez). Também não está relacionado ao THC lean, que é apenas codeína e xarope de prometazina infundido com THC.
O xarope de THC também pode ser confundido com o xarope simples de cannabis, que é feito pela infusão de xarope simples com maconha. O xarope simples de THC é uma ótima maneira de adoçar – e adicionar THC – a bebidas frias, como café gelado, ou para dar um toque especial a um coquetel. O xarope simples de THC é fácil de fazer e muito eficaz, mas vamos deixar isso para outro artigo.
A maconha líquida (não confundir com o coquetel) é feita com a infusão de glicerina vegetal com concentrado ou óleo de cannabis e adição de açúcar ou outros adoçantes durante o preparo. Existem inúmeras receitas de xarope de THC na internet, e muitas delas prometem criar um xarope que imita a viscosidade e a doçura açucarada dos xaropes para tosse, mas sem aquele sabor de remédio. Nos Estados Unidos, por exemplo, ele é encontrado em dispensários nos Estados em que a cannabis já está legalizada.
A menos que você tenha adicionado qualquer anti-histamínico ou similares (o que você não deveria), não espere nenhum desses tipos de efeitos medicinais, no entanto.
O xarope de THC é popular entre os usuários porque tem os mesmos efeitos dos alimentos comestíveis da maconha, mas com um efeito que os usuários dizem que pode ser muito mais rápido. Enquanto uma bala de goma de THC possa levar bem mais de uma hora para fazer efeito, a internet está repleta de pessoas jurando que você pode sentir os efeitos do xarope de THC em cerca de meia hora ou, possivelmente, até antes, embora não hajam dados científicos que comprovem essa rapidez.
Como qualquer método comestível ou oral de consumir cannabis, pode-se escolher usar xarope de THC como alternativa ao fumo ou simplesmente porque é mais discreto.
Há uma série de razões pelas quais se pode entender a popularidade do xarope de THC. O principal é poder produzir uma sensação de high em todo corpo que é típica dos comestíveis.
Mas também parece que o xarope de cannabis e a indústria por trás dele podem estar pegando carona na popularidade do “lean” no hip hop e na cultura pop como um todo.
Pelo menos um fabricante coloca “lean” diretamente no título do produto, enquanto outra empresa, Cannavis, apresenta em sua página inicial principal uma fotografia de um jovem afro-americano vestindo um NY Yankees vermelho servindo xarope de THC em uma garrafa de refrigerante, quase como se estivesse criando uma Sprite roxa. A Cannavis também afirma em sua página sobre que o xarope de THC é “normalmente misturado com uma bebida” (a empresa não respondeu a um e-mail perguntando sobre sua abordagem de marketing).
Os comestíveis em geral são populares porque produzem um efeito muito diferente do que fumar ou vaporizar. Quando a cannabis é fumada, o THC entra na corrente sanguínea quase imediatamente, produzindo um rápido início do barato. Com comestíveis, o THC deve primeiro viajar através do trato digestivo até o fígado, onde é metabolizado em 11-hidroxi-THC. Esta não é a única razão pela qual os alimentos demoram mais para fazer efeito, mas é por isso que eles produzem uma sensação diferente do que fumar.
Estudos demonstraram que o 11-hidroxi-THC é mais forte do que o THC, e qualquer pessoa que tenha ingerido alimentos com maconha (especialmente uma grande dose) pode dizer que o barato dura mais e pode ser mais intenso, produzindo um efeito forte no corpo e um poderoso efeito mental.
Se misturado a um refrigerante, o xarope de THC pode criar uma espécie de bebida de cannabis, embora o xarope de THC seja muito diferente em termos de consistência. As bebidas de cannabis envolvem a emulsificação de THC diretamente em bebidas (como sucos de frutas ou refrigerantes). E, embora a tecnologia tenha melhorado nos últimos anos, a consistência pode ser um sucesso ou um fracasso, e até mesmo foi comparada a leite estragado porque pedaços ou caroços às vezes aparecem na bebida.
As bebidas de cannabis também podem levar um longo tempo para fazer efeito, assim as como comidas convencionais (bem mais de uma hora), embora isso tenha começado a melhorar conforme a indústria investiu mais tempo e esforço (leia-se: dinheiro e pesquisa) na produção de bebidas de rápida absorção.
Em primeiro lugar, o xarope de THC não é perigoso na mesma medida do Lean. No entanto, como com o Lean, é relativamente fácil tomar muito se você despejou a garrafa em um refrigerante, o que o torna mais saboroso e fácil de ingerir. Como qualquer produto de cannabis, efeitos colaterais indesejados podem ocorrer com uma dose muito alta.
Outro problema potencial pode acontecer se você misturou sua cannabis líquida com álcool, como uma bebida forte. Isso pode criar um efeito de desaceleração altamente intoxicante que pode realmente se assemelhar à sensação do Lean. Misturar xarope de THC com álcool pode fazer a pessoa sentir-se mal do estômago ou produzir uma sensação muito forte e incapacitante.
e acordo com Tal Lupo, um desenvolvedor de produtos na indústria israelense de cannabis, embora algumas formas de xaropes de THC possam parecer novas, elas “na verdade se parecem com tinturas de cannabis centenárias que eram fornecidas em farmácias”.
Mas o uso de novos processos de micro e nanoemulsificação, disse Lupo, pode criar um “novo perfil de farmacologia de canabinoides que leva a uma experiência sensorial diferente do usuário. Mais pesquisas farmacológicas são necessárias para que possamos aprender sobre o metabolismo das bebidas de cannabis e prever o início, a força e a duração do efeito”.
Ele acrescentou que misturar xarope de THC com álcool “pode realmente produzir efeitos adversos graves” e fez referência a um estudo de 2013 que afirmava que “o uso simultâneo de álcool e maconha levanta uma preocupação significativa devido ao potencial de efeitos psicofarmacológicos aditivos ou interativos”.
Qual o resumo da história? Não misture com álcool e comece com uma dose baixa até descobrir qual é a ideal para você.
Fonte: https://cannigma.com/pt-br/consumo/xarope-de-thc-o-que-e-e-para-que-voce-pode-usa-lo/ Data: 25/08/2021.