Atualmente, com os estigmas diminuindo, mais adultos estão se voltando para os benefícios medicinais do CBD e da cannabis para tratar doenças oculares.
Afetando milhões de pessoas pelo mundo , o glaucoma, a catarata e demais doenças que afetam a visão, podendo causar desde pressão intraocular até a perda total da visão. Segundo estudos e pesquisas recentes feitos em parceria entre a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Academia Americana de Oftalmologia afirma que, embora as pessoas tenham opções de tratamento para os males da visão, muitos não entendem que algo está errado com seus olhos até que seja tarde demais.
Embora a idade seja a principal causa de problemas sérios relacionados à visão, o glaucoma, assim também como a catarata são relacionados também à doenças como diabetes e medicamentos como esteróides, que podem aumentar o risco de desenvolver essas deficiências. De acordo com o National Eye Institute , o risco de glaucoma e catarata aumenta a cada década de vida, começando por volta dos 40 anos.
O Journal of the American Medical Association, nos Estados Unidos, relatou que o uso de cannabis tem aumentado constantemente com adultos com 65 anos ou mais, de 2,4% em 2015 para 4,2% em 2018, o que reflete numa maior aceitação dos tratamentos alternativos para cura ou controle da doença através da Cannabis.
Investigações pré-clínicas indicam que o Sistema Endocanabinóide (SEC) desempenha um papel essencial em nossa visão. Os homólogos de cannabis, como os canabinóides, podem acessar efetivamente esse sistema no corpo, que às vezes é chamado de rede de comunicação celular. Então, diferentes canabinóides interagem com o SEC através do acoplamento de um receptor canabinóide. Até agora, foi descoberto que os olhos expressam altos níveis do receptor canabinóide conhecido como CB1.
Por outro lado, depois de consumir cannabis, podem ocorrer: olhos vermelhos, alergias, visão noturna aprimorada e processamento visual. Até agora, verificou-se que a maconha pode diminuir a pressão sanguínea . Como resultado, os capilares e vasos sanguíneos do olho dilatam, o que leva a olhos vermelhos. Quanto mais amplos os capilares, mais sangue flui para os olhos , o que reduz a pressão intra-ocular. Indivíduos com glaucoma e outras condições oculares dolorosas podem se beneficiar disso, principalmente porque os olhos relaxam após o uso de maconha.
Por fim, a cannabis tem um impacto no processamento visual, principalmente devido a evidências recentes que sugerem que o SEC contribui para o desenvolvimento visual em nosso cérebro. Especificamente, um estudo recente descobriu que os bebês que foram submetidos a maconha no útero tiveram um teste muito mais alto nos exames de processamento visual. Além disso, os bebês expostos à cannabis possuem uma percepção de movimento global aprimorada . Esta descoberta não pretende promover o uso de cannabis durante a gravidez. Porém, essa descoberta mostra que os canabinóides e a SEC do corpo podem ajudar nossos olhos e cérebro a entender melhor as informações visuais.
À medida que o estigma em torno da planta continua a diminuir e as pesquisas avançam comprovando eficácia, muitas pessoas mais velhas procuram novos tratamentos para problemas antigos. Os cientistas, sem dúvida, quererão acompanhar as tendências e criar novos caminhos para os medicamentos curarem não só os problemas da visão como também de todo o corpo humano. No geral, além da capacidade da cannabis de ajudar a tratar diferentes doenças oculares, esta planta poderosa também pode melhorar nossa visão noturna e processamento visual.